Mulheres e jovens da agricultura familiar podem receber doação de mudas e assistência técnica para implantação de 100 quintais produtivos.

O projeto Viveiro Cidadão, realizado pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, com patrocínio da Petrobras, vai apoiar a implantação de 100 quintais produtivos em propriedades rurais de Rolim de Moura e mais nove municípios circunvizinhos, por meio da doação de mudas e assistência técnica e extensão rural. A ação é voltada para a promoção da melhoria da renda e autonomia de mulheres e jovens rurais, com foco em populações negras e/ou comunidades tradicionais.

Cadastro pode ser feito por telefone ou presencialmente

O quintal produtivo corresponde a área que fica nos arredores das casas que geralmente é usada para o cultivo de frutas, verduras, e plantas medicinais e para a criação de pequenos animais. Esses espaços são manejados, na maioria dos casos, pelas mulheres, que aliam a atividade produtiva aos cuidados da casa e educação dos filhos.

Normalmente os quintais produtivos têm sua função associada à produção de alimentos para consumo da família, doações, trocas entre vizinhos e venda do excedente. Desde que existam programas para auxiliar a organização e comercialização, a atividade apresenta um elevado potencial econômico a partir do primeiro ano de plantio, oportunizando uma maior participação da mulher na atividade produtiva da propriedade e autonomia financeira.

Além de mudas, beneficiárias recebem assistência técnica e extensão rural

Além de promover a manutenção da soberania e segurança alimentar, os quintais promovem uma produção sustentável e diversificada, garantindo uma elevada capacidade produtiva devido a manutenção da fertilidade do solo pelo reaproveitamento de restos de comida, folhas, galhos e presença de pequenos animais.

Nas duas edições anteriores, o projeto Viveiro Cidadão doou mais de 136.800 mudas de 79 espécies frutíferas, medicinais e florestais destinadas à implantação ou enriquecimento de quintais produtivos de mulheres e jovens.

CADASTRO ABERTO

Mulheres e jovens interessados em participar, devem se cadastrar junto à equipe técnica da Ecoporé até o mês de abril, através do telefone (69) 98482 – 6599 (ligação e WhatsApp) ou diretamente no viveiro da instituição, situado na RO-010 – km 5,5, saída para Novo Horizonte, em Rolim de Moura (RO).

Podem se cadastrar mulheres e jovens da agricultura familiar dos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia d’ Oeste, Alta Floresta do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno, Alto Alegre dos Parecis, São Felipe d’ Oeste.

Para saber mais sobre o projeto, acesse viveirocidadao.org.br e ecopore.org.br.

 

Fonte: Ecoporé

Responder