Festa reúne pessoas de várias localidades ribeirinhas e da capital Porto Velho

Da redação – Como acontece há mais de 70 anos, moradores da localidade de Ilha Nova, distrito de Calama, no baixo Madeira, já iniciaram os preparativos para a maior festa anual que acontece na comunidade, que é o tradicional festejo em homenagem a São Pedro. A princípio, o evento este ano está marcado para o dia 9 de julho.

Os preparativos começam com os reparos na estrutura da igrejinha de madeira e a pintura interna e externa do local onde todos os anos é celebrada a missa. De acordo com a tradição católica, o santo é o padroeiro dos pescadores.

Igreja de São Pedro, onde anualmente é realizado o tradicional festejo

A comissão organizadora e voluntários, em regime de mutirões, também fazem a reforma dos galpões, chamados de pavilhões, construídos um de cada lado da igreja, para que as pessoas posam instalar suas redes e acompanhar a festa de forma mais confortável, especialmente os idosos e crianças.

Outros pontos importantes dos trabalhos estão voltados para a preparação do pátio da igreja, todo gramado e do campo de futebol, onde também tradicionalmente é realizado um torneio entre  as equipes que representam as comunidades convidadas, inclusive com direito a premiações para os primeiros colocados.

Como forma de angariar recursos para custear as despesas, que são muitas, a comissão organizadora realiza vários bingos, mas eles precisam de todo apoio possível, inclusive de patrocinadores.

DIFERENCIAL

Pela primeira vez em todos esses anos, o público vai encontrar toda comunidade iluminada com luz elétrica, produzida através de energia solar. Antes, era necessário gerador a gasolina para iluminar todo arraial, o que aumentava ainda mais as despesas. Por meio do programa Mais Luz para a Amazônia do Governo Federal, não apenas Ilha Nova, mas outras comunidades do entorno, a exemplo de Terra Firme e Firmeza agora contam com luz gerada a partir de placas solares.

Além da energia, os moradores contam com os serviços de internete e podem se comunicar com qualquer ponto do planeta.

LUGAR MARAVILHOSO

Ilha Nova é um local dominado pelo maravilhoso verde da Floresta Amazônica, de uma beleza exuberante em sua rica fauna e flora. Além da beleza do rio Madeira, no meio da ilha existe um lago com várias espécies de plantas, peixes, aves e outros animais, como o jacaré, por exemplo, árvores centenárias e muitos frutos.

No passado, o local foi muito habitado, mas por conta das constantes enchentes e a carência na educação, a maioria das famílias mudou-se para a capital de Rondônia em busca de condições melhores.

Nesse espaço acontece o forró até o dia amanhecer, após a missa e o leilão

Atualmente, cerca de 20 famílias habitam a ilha. As casas são simples, mas os moradores têm um coração gigante, são muito receptivos, carinhosos e acolhedores. As principais fontes de renda são a agricultura, a pesca e o extrativismo. Entretanto, eles não contam com escola ou posto de saúde, benefícios que tinham no passado.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. EU ESTIVE LÁ EM 2004. SAIU UM BARCO SÓ DE PARENTES, COMEÇOU A CHEGAR GENTE DE TODOS OS LADOS E A NOITE ESTAVA LOTADA DE PESSOAS. O FORRO DUROU A NOITE TODA E DE MANHÃ TEVE UM TORNEIO DE FUTEBOL. COMI UMA GALINHA CAIPIRA ORIGINAL E UM AÇAI FEITO NA HORA. TAMBÉM TROUXE UMS PÉS DE MOLEQUE, MUITO APRECIADO EM NOSSA REGIÃO. EU RECOMENDO, EXCELENTE ORGANIZAÇÃO E UM LUGAR MUITO LINDO.

  2. Já fui muito para o festejo da ilha nova,já dancei quadrilha lá, meu pai,meus primos, irmãos e tios. A festa era por conta deles, tocavam a noite toda, a banda Terceira Geração. Os moradores são muito acolhedores e o melhor bolo pé de moleque (bolo de macaxeira) é do seu Ge. A festa rola a noite toda. Depois da missa e do bingo é só alegria para quem vai. É uma pena que as lendas de lá já não se encontram mais entre a gente, o pinguim e macuxi, esses dois já eram muito conhecido por todos. Já faz muito tempo que eu não vou lá, mas conheço muita gente que ainda vai. O festejo e só sucesso.

Responder