Quase 130 crimes de mortes registrados no primeiro trimestre de 2022 no estado
A violência está chegando a números apavorantes em Rondônia e, muito mais, na sua Capital, Porto Velho. Apenas no primeiro trimestre deste ano, nada menos do que 126 assassinatos foram registrados em vários cidades rondonienses, nada menos do que 48 por cento a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo o site G1.
Isso significa 42 mortes violentas por mês; 1,4 por cada dia. Os dados apontam que 117 foram homicídios dolosos, sete foram feminicídios e dois foram de mortes de vítimas de roubo. Do total de mortes violentas, mas de 40 por cento se registraram em Porto Velho.
Pelos dados oficiais, Rondônia é o Estado onde houve maior crescimento dos crimes violento e está indo na contramão dos índices nacionais, já que na maioria das regiões do país, o número deste tipo de crime diminuiu.
O Mato Grosso do Sul, por exemplo, apresentou redução de 60 por cento no número de latrocínios (roubo seguido de morte) e mais de 87 a menos no número e feminicídios.
No Distrito Federal, no mesmo período, foram contabilizadas 1.300 mortes a menos, na comparação com o mesmo período de 2021 uma redução de 11 por cento sobre homicídios, latrocínios e crimes de lesão corporal seguida de morte.
Principalmente em Porto Velho, os confrontos de facções criminosas e ordens emanadas de dentro dos presídios, para execução de ex-detentos, tem sido a causa da maioria dos assassinatos.