Da redação – A comunidade de Nova Esperança, no baixo Madeira, também conhecida como Terra Firme, está nos últimos preparativos para a realização do 2º Arraial de Santo Antônio, no dia 18 de junho. Após dois anos sem as festividades, por causa da pandemia da Covid-19, os organizadores correm contra o tempo para deixar tudo pronto e receber os convidados.

E este ano a comemoração será em dose dupla. É que além das celebrações religiosas e folclóricas que já ocorriam anteriormente, no mesmo dia será implantada uma escolinha de futebol do Programa Talentos de Futuro, idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) da Prefeitura de Porto Velho.

Uma das organizadoras da festa, Maria de Fátima Batista, que também é a presidente da Associação de Produtores e Extrativistas da comunidade, garante que o arraial será muito melhor que os que aconteceram anteriormente. “Haverá torneio de futebol masculino e feminino, bingos, rifas, leilões, apresentações de quadrilhas juninas, muitas comidas típicas e muita alegria”,  afirmou.

Talentos do Futuro

O lançamento da escolinha de futebol do Programa Talentos do Futuro será feito no período da tarde pela própria equipe da Semes, que também vai prestigiar as festividades em Terra Firme. Na ocasião, serão entregues os materiais esportivos para todos os alunos inscritos no projeto.

“O objetivo do Talentos do Futuro nesta localidade é atender crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, tanto de terra Firme como das comunidades vizinhas, a exemplo de Ilha Nova, Ressaca e Rio Preto, entre outras”, explica Maria de Fátima.

Todas as crianças e adolescentes que quiserem e os pais concordarem, poderão participar da escolinha. Até o momento, segundo Maria de Fátima, cerca de 30 inscrições já foram realizadas, mas ela acredita que muitas outras irão participar.

Solicitação

Secretária Ivonete Gomes (Semes/de boné) e Maria de Fátima, em Terra Firme

A presidente da associação disse que, percebendo a quantidade de crianças e adolescentes ociosos, até porque as aulas do ensino regular não estão acontecendo com frequência, pela falta do transporte escolar fluvial, ela decidiu entregar um ofício na Semes solicitando uma escolinha do Talentos do Futuro na comunidade.

“A secretária Ivonete Gomes e equipe me receberam muito bem, analisaram o ofício, gostaram da ideia e vieram conhecer a nossa comunidade, a demanda de alunos e o campo para a realização das aulas. Então, acataram o nosso pedido, para alegria de todos. Estou muito feliz”, comentou.

Tradição

Fátima disse que a celebração ao santo casamenteiro em Terra Firme acontece há mais de 50 anos, sendo que antes era realizada apenas a parte religiosa. “Seu Zé Honorato e dona Maria Ernesta, popularmente conhecida como Dona Preta, que começaram a celebrar o dia de Santo Antônio, faziam a reza e logo em seguida ofereciam um delicioso café com bolo (pé de moleque)”.

Capela que os moradores estão construindo para celebrações religiosas

Antes de falecer, ‘Dona Preta” pediu que Maria de Fátima continuasse fazendo a reza com os moradores da comunidade, para manter a tradição. “Ai resolvemos ampliar as festividades com a celebração da missa, arraial, apresentação de quadrilhas dançantes e comidas típicas da região”, acrescentou.

Com a ajuda de outros moradores que abraçaram a ideia, uma capela de maneira para celebração da missa e outras atrações religiosas está sendo construída.

“Convidamos os moradores de todas as comunidades ribeirinhas e também aqueles que se mudaram para Porto Velho e outras regiões para celebrarem conosco. Será um imenso prazer receber a todos”, ressaltou.

 

 

Responder