Professor Gualter Amélio é o 3° rondoniense a conquistar o título de Mestre Nacional

Duas importantes competições do calendário enxadrístico da região norte movimentaram a capital do Acre no período de 7 a 11 de setembro. Atletas de Rondônia, do Amazonas, e o destaque do xadrez boliviano, Raikonen Torrico participaram do evento que totalizou 60 enxadristas divididos entre o 1° Torneio Pan-Amazônico de Xadrez e o 1° Campeonato Brasileiro de Xadrez das Forças Armadas e de Segurança Pública.

Os jogos foram realizados no auditório da sede da Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco. A organização e realização ficou por conta da Federação Acreana de Xadrez, com Neurismar Rocha. A arbitragem ficou a cargo de Kaiser Mafra, dirigente da Federação Catarinense de Xadrez e Diretor da Confederação Brasileira.

Rondônia dominou na categoria U1600 do Pan-Amazônico, xadrez clássico, partidas que duravam até 3 horas. O professor Gualter Amélio ficou com o 1º lugar, e com a performance surpreendente, o coordenador de esporte da XPGA Academia de Xadrez de Porto Velho, conquistou o tão almejado título de Mestre Nacional.

Apesar de comemorar o feito de ser o 3° rondoniense em conquistar o título de Mestre Nacional, o professor Gualter  lamenta o fato de a modalidade avançar sem apoio institucional em Rondônia, mas que a “luta! continua incessante pela visibilidade e o crescimento do Xadrez no Estado.

“São mais de 20 anos dedicados ao esporte, formando professores e atuando nas escolas com o incentivo ao xadrez escolar, mas só passei a me dedicar na busca pelo título em 2018 por conta da falta de eventos oficiais CBX/FIDE no estado, até 2017. Ano passado conquistei o Regional Norte na categoria U1600 e agora o tão desejado título Nacional”, destacou.

OUTROS DESTAQUES

Hélio Mantovani foi o destaque da XPGA na competição, o atleta vem atuando de forma surpreendente nos torneios realizados pela Federação Rondoniense de Xadrez Escolar, e nesta Edição do Pan-Amazônico, mostrou seu estilo arrojado de jogo ao conquistar o 1º lugar na categoria Sem Rating no torneio clássico e de quebra levou também o 1º lugar no Torneio Blitz sub 18 anos.

Robson Amorim, Ano passado já havia conquistado o título no Regional Norte na categoria Sem Rating, e este ano no Pan-Amazônico ficou mais uma vez entre os grandes ao conquistar o 2º lugar no Torneio Blitz sub 18 anos e 3º no Torneio Clássico categoria sem Rating.

Luís Antônio Costa Neto, revelação do xadrez estudantil de Rondônia, craque da XPGA Academia de Xadrez conquistou o 3° Lugar na categoria U1600. Destaque para o atual campeão rondoniense do CRX 2021,

Dr MN Alex Aécio, que mostrou garra e determinação contra os favoritos do torneio pelo título geral da competição, ficando com o 3º lugar na categoria sub – 2200. Anderson Teramoto foi o guerreiro de sempre na competição.

O campeão Geral do Torneio foi o médico cubano que reside no Acre desde 2008, Dino Cabrera. Em segundo lugar ficou o veterano Toinho Alves, jornalista acreano, que levou o título de melhor sub – 2200.

Os rondonienses vivenciaram mais uma incrível aventura de cinco dias em terras acreanas, com o time XPGA conquistando um total de 7 medalhas na competição, além de trazer para Rondônia mais um título de Mestre Nacional.




 

Responder