Ensino promove independência e protagonismo aos povos originários.
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está capacitando indígenas por meio do projeto de extensão Fabrica Solar Social (Auto geração de energia em comunidades indígenas). A iniciativa é parte do Programa REM REDD Early Movers – desenvolvida em parceria com a ONG I9 Sol, que prevê a capacitação de indígenas das etnias Xavante, Guató e Bakairi em Eletricista de Instalação de Sistemas de Energia Solar.
A capacitação está sendo ministrada de forma de intensiva, pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEEA) no laboratório de Energias Renováveis.
“Agora, quando além de gerar energia, os próprios indígenas constroem, instalam e fazem manutenção deste painéis, estamos efetivamente promovendo independência e o protagonismo dos povos originários”, disse.
O programa prevê o apoio a países e estados que implementaram iniciativas pioneiras em conservação de florestas e redução das emissões por desmatamento e degradação. Lançado na Conferência Rio+20 em junho de 2012, o Programa REDD Early Movers (REM) é uma iniciativa inovadora que recompensa os pioneiros na conservação florestal e na mitigação das mudanças climáticas.
Destina-se a países ou jurisdições subnacionais que anteciparam iniciativas para proteger as florestas e/ou reduzir as emissões por desmatamento e degradação.
Fonte: Portal Amazonia