A comunidade de Terra Firme, no baixo Madeira, região ribeirinha de Porto Velho, está cuidando dos últimos preparativos para o grande festejo de Santo Antônio, que acontece de 7 a 15 de junho.
Um dos pontos principais da festa deste ano, é que o santo ganhou uma capela, cuja construção começou no ano passado, mas agora foi concluída e está pronta para receber os fieis.
“Estamos muito felizes com a conclusão desta obra que é tão importante para toda a nossa comunidade. Agradeço de coração a cada uma das pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para esse feito”, comentou Maria de Fátima Batista, organizadora do evento.
No começo, conforme Maria de Fátima, a sogra dela, dona Maria Ernesta de Souza, era quem cuidava das celebrações. Porém, consistia apenas na reza e depois era servido café com ‘pé de moleque’ (bolo de mandioca) ao público da própria comunidade.

Pouco antes de falecer, há 25 anos, Maria Ernesta pediu que Fátima continuasse realizando as celebrações em homenagem a Santo Antônio, como forma de manter a tradição religiosa e o legado que ela havia iniciado.
Seguindo os passos da sogra, durante 15 anos, Fátima também realizava somente a reza e servia café com ‘pé de moleque’ para os devotos. Porém, a partir de 2019, ela entendeu que precisava fazer mais e passou a realizar o arraial, com o apoio de outros moradores.
“A partir daquele ano não paramos mais e o festejo só vem evoluindo. Agora se tornou uma grande festa, agregando celebração religiosa, esporte e lazer não apenas para os moradores de Terra Firme, mas também para as comunidades vizinhas”, destacou, acrescentando que a tradição já se estende por cerca de 80 anos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
“Pedimos ao público em geral que contribua com doações para realizarmos bingos, rifas e leilão. Desta forma, vamos angariar mais recursos para fazermos outras melhorias na obra da capela”, finalizou Maria de Fátima.
VEJA IMAGENS DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA
Fonte: Maria de Fátima Batista