Um desbarrancamento de terra às margens do rio Madeira, registrado na manhã desta terça-feira (5), na região portuária do Cai N’água, em Porto Velho (RO), mobilizou equipes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Defesa Civil isolou a área imediatamente Defesa Civil isolou a área imediatamente

Atuando com base em seu princípio fundamental — prevenir para salvar — a Defesa Civil isolou a área imediatamente e iniciou os procedimentos necessários para garantir a segurança das pessoas que circulam diariamente pelo local, conhecido como “Porto do DNIT”.

ACESSO COMPROMETIDO

Com o desmoronamento, escadas de acesso às embarcações foram destruídas pela força da erosão, o que impactou diretamente o comércio local, o transporte fluvial e o fluxo de pessoas que utilizam o porto para embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.

De acordo com o superintendente da SMDC, Berti Cavalcante, os barqueiros foram orientados a se afastar da área, em razão do risco de novos deslizamentos.

Escadas de acesso às embarcações foram destruídas pela força da erosãoEscadas de acesso às embarcações foram destruídas pela força da erosão

“Esse ponto é bastante utilizado por trabalhadores portuários e passageiros. Por isso, tratamos de isolar imediatamente o perímetro e realocar essas pessoas para um local seguro. O nosso lema é prevenir para salvar, e estamos atentos às movimentações climáticas e ambientais em nossa cidade”, destacou o superintendente.

AÇÃO EMERGENCIAL

Após o trabalho inicial da Defesa Civil, equipes da Seinfra foram deslocadas para o local com o objetivo de iniciar uma obra emergencial de contenção da margem do rio, impedindo que novos sedimentos se soltem e ampliem os danos.

A região do Cai N’água já é conhecida por seu histórico de erosões e desbarrancamentos, o que exige monitoramento constante por parte das autoridades.

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho permanece em estado de alerta, reforçando seu compromisso com a segurança e a integridade da população.

 

Fonte: Secom

Responder