A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa o cronograma de funcionamento das unidades de saúde para o período de Carnaval (13 a 19 de fevereiro). O plano de atendimento visa garantir o socorro imediato em casos de urgência e oferecer suporte para casos leves nos dias de ponto facultativo.

Durante o Carnaval, UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h em Porto Velho, e o Corujão da Saúde garante atendimento para casos leves até a meia-noite nos dias de ponto facultativoDurante o Carnaval, UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h em Porto Velho, e o Corujão da Saúde garante atendimento para casos leves até a meia-noite nos dias de ponto facultativo

Urgência e Emergência (Funcionamento 24h)

As UPAs e os prontos atendimentos da capital seguem operando normalmente, todos os dias, para casos graves (risco de vida, acidentes, infartos, falta de ar severa).

Onde encontrar atendimento 24h:

UPA Leste (Endereço Provisório): Devido às reformas, o atendimento ocorre na Rua Mané Garrincha, nº 3154, bairro Socialista (nas instalações da UBS Socialista)

UPA Sul: Rua Urtiga, bairro Nova Floresta

UPA Jaci-Paraná: Distrito de Jaci-Paraná

Pronto Atendimento Ana Adelaide: Rua Padre Chiquinho, bairro Pedrinhas

Pronto Atendimento José Adelino: Rua Orion, bairro Ulysses Guimarães

Maternidade Municipal Mãe Esperança: Urgências obstétricas

Funcionamento das UBS e do “Corujão da Saúde”

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fecham durante o Carnaval e retomam o atendimento normal na quinta-feira (19). Como alternativa para casos leves, o programa Corujão da Saúde funcionará das 18h à meia-noite, oferecendo também testes rápidos, preservativos e lubrificantes. Embora não abra no sábado e domingo, o Corujão mantém o atendimento normal na segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, garantindo o suporte à população mesmo durante o ponto facultativo.

Em casos de acidentes graves, acione o SAMU (192).

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, destaca que a rede está organizada para que o folião e o cidadão não fiquem desassistidos. “Nossa recomendação é clara: as UPAs devem ser preservadas para casos de maior gravidade. Para situações clínicas mais simples, o cidadão pode contar com o Corujão da Saúde, que funcionará normalmente nos dias de feriado até a meia-noite”, afirmou o secretário.

 

Fonte: Secom

Responder