O prato Pirarucu Rondon passou a compor, em 2017, o Mapa do Turismo Brasileiro, representando o Estado de Rondônia com sua gastronomia local. Em 2016, a iguaria foi consagrada o prato oficial da capital porto-velhense, através da Portaria nº 018/GAB/SETUR, publicada no Diário Oficial do Estado.

O Ministério do Turismo divulgou em setembro o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

O prato Pirarucu Rondon foi idealizado pelo chef de cozinha do Senac-RO Manoel Evangelista, que contou com auxílio de outros seis chefes de cozinha da capital no preparo do que se tornou o referencial gastronômico regional. Segundo Evangelista, para criação de um prato típico da cidade, é necessário o envolvimento de mais de um profissional da área para que, com aplicação de conhecimentos diversificados, o produto possa ser comercializado no mercado por um preço acessível, alcançando vários tipos de restaurante.

   

Um dos maiores peixes encontrados na Amazônia, o pirarucu, é considerado um peixe exótico nos outros estados do País e no mundo, sendo uma marca da culinária local, o que motivou a elaboração de uma refeição que tivesse os traços característicos de Rondônia. O prato oficial da capital, que leva o nome do sertanista Marechal Rondon, compõe atualmente o Mapa do Turismo Brasileiro, que vai impulsionar o turismo gastronômico regional.

fonte: CNC

Responder