Níveis de poluição sonora emitidos por bares e boates é quase o dobro do limite permitido

A Prefeitura de Porto Velho de Porto Velho está realizando o monitoramento de ruídos na cidade. O trabalho feito por técnicos da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), visa detectar se os níveis aferidos estão dentro dos limites aceitáveis.

O subsecretário Robson Damasceno (Sema), explica que para entender melhor a dinâmica do ruído, está sendo realizada uma sondagem que abrange cinco pontos em cada zona de estudo, ou seja, em cada região de Porto Velho. Por enquanto, o monitoramento é feito na Zona 1, que abrange o Centro da cidade.

Os pontos escolhidos transmitem a relação do emissor, caracterizado como trânsito, boates, bares e comércio, bem como a dos receptores, que são escolas e hospitais”, comenta Damasceno.

Além do permitido

As emissões de ruídos oriundas de bares e boates nesse período de estudo, registram em seus níveis mais altos até 86,4 decibéis no período noturno, na Zona 1, sendo que o limite máximo permitido para tal período é de até 45 decibéis.

Tais níveis preocupantes motivaram o monitoramento mais aprofundado da Zona 1, que é acompanhada desde 2017”, informa o subsecretário. Ele acrescenta que os dados servirão para gerar marcos regulatórios, novas pesquisas científicas e até para o planejamento urbano.

Fonte: Comdecom

Responder