Está confirmado, no próximo dia 24 de maio, feriado municipal (Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Município), será a abertura oficial do período de passeios com a última litorina (trem em miniatura num só vagão, a motor) da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O vagão e a ‘cegonha’ foram reformados para percorrerem um percurso de 2,3 quilômetros, entre o Museu Rondon e o antigo casarão da EFMM. A cerimônia contará com presença do prefeito Hildon Chaves e de diversas autoridades municipais e estaduais.

“Convidamos toda população a se fazer presente neste dia. O trecho que será percorrido é muito bonito, é um resgate da história EFMM”, convidou o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, ao demonstrar a ação que prevê o resgate cultural, histórico e turístico com a retomada da litorina.

Para essa atividade, foram envolvidas as Subsecretarias Municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), de Serviços Básicos (Semusb) e de Obras e Pavimentação (Suop) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Na última semana, o prefeito Hildon Chaves determinou que a Sema agilizasse o trabalho de construção da Estação (para abrigar a litorina e ‘cegonha’) e da passarela de acesso para o passeio da litorina.

Foto: Eu Ideal

Coordenada pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm), o passeio terá cerca de 25 minutos e capacidade de 14 passageiros. De acordo com a Asfemm, funcionará de terça a domingo, com uma taxa simbólica para custear a manutenção dos serviços.

Parceiros

A retomada da Litorina ocorre com o apoio do Governo do Estado de Rondônia (Casa Civil, as Superintendências de Turismo e de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), Exército Brasileiro e de populares voluntários.

Fonte: Comdecom

Fotos: rondoniagora/Eu Ideal

Responder