O Livro foi contemplado, em 2017, em primeiro lugar na categoria Literatura Acadêmica pelo Prêmio Literatura Rondoniense, do Governo de Rondônia

Em tempos que o tema indígena se tornou de grande relevância nos debates do cenário nacional, o professor doutor e pesquisador Gustavo Gurgel do Amaral lançará no dia 25 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o livro intitulado “Geografia da Re-Existência”.

A obra é uma pesquisa realizada pelos autores Gustavo Gurgel do Amaral e Salete Kozel, que gerou uma tese de doutorado em Geografia na Universidade Federal do Paraná – UFPR, com o objetivo de entender a relação entre o Ensino de Geografia, a Educação Escolar Indígena, a Cultura e as relações Socioambientais nas etnias “re-existentes” integrantes do Povo Oro Wari, da aldeia Sagarana, em Guajará-Mirim -RO.

Tão atual como os debates nacionais voltados para a situação do indígena no Brasil, o livro aborda a partir de pesquisas fundamentadas, os conhecimentos do povo Oro Wari através das narrativas escritas para divulgação e valorização cultural, além do aprendizado e fortalecimento da identidade indígena, sendo ele o autor da sua própria história. O desafio dos autores foi dar a devida visibilidade das análises através da oralidade, dos mapas mentais e da história e sobrevivência do povo Oro Wari.


Geografia da “Re-existência”, possui o prefácio do renomado escritor Daniel Munduruku, e a empatia do artista Flávio Dutka nas ilustrações da capa e das entradas dos capítulos, captando o cotidiano dos povos indígenas.

O Livro Geografia da “Re-existência” foi contemplado em 2017, primeiro lugar na categoria Literatura Acadêmica pelo Prêmio Literatura Rondoniense, Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel. A publicação da obra foi pela Temática Editora, de Porto Velho-RO.

 

Fonte: Assessoria

Responder