A Instalação do Estado de Rondônia ocorreu há 38 anos, no dia 4 de janeiro de 1982.A solenidade aconteceu no Palácio Presidente

Vargas, diante de uma população orgulhosa, que lotava a Praça Presidente Vargas.

O Estado de Rondônia foi instalado apenas com dois poderes constituídos, o poder executivo, tendo como governador  o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro Governador do Estado, e o poder judiciário que era presidido pelo Desembargador Fouad Darwich Zacharias, primeiro Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Somente em 15 de novembro de 1982, aconteceram as eleições gerais, quando foram eleitos os 24 primeiros deputados estaduais constituintes. A Assembléia  só instalou-se em janeiro de 1983, tendo como primeiro Presidente o Deputado José de Abreu Blanco.

A Constituição do Estado só foi promulgada em 6 de agosto de 1983.

Nascia assim uma nova estrela na União. Rondônia fica conhecida como uma terra de oportunidades e novas esperanças aos brasileiros. Passa a ser conhecida no país como o “Novo Eldorado”.

Essa é a capa de uma edição da revista Veja do ano de 1982, publicada logo após a Instalação, na qual Rondônia e apresentada aos brasileiros.

Direto do Túnel do Tempo…

 

ANÍSIO GORAYEB

Responder