Ideia é propor soluções e melhorias de trafegabilidade na capital de Rondônia

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Porto Velho com os ciclistas apontou demandas e sugestões importantes para compor o Plano de Mobilidade Urbana. Predominam nas respostas dos ciclistas a preocupação com a falta de empatia dos motoristas e a necessidade de mais faixas exclusivas.

Os ciclistas também foram consultados sobre os trechos mais utilizados na cidade. Eles responderam sobre a frequência com que utilizam as bicicletas, horários, problemas enfrentados, opinião sobre as ciclovias e sugestões de melhorias.

A pesquisa foi conduzida pelo Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Tráfego (DMOP) da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), sendo realizada entre os dias 19 de abril e 3 de maio de 2021, por meio de um formulário eletrônico divulgado nas mídias sociais.

“Estamos elaborando o Plano de Mobilidade e com o resultado da pesquisa poderemos propor soluções para os ciclistas”, diz Décio Souto, diretor do DMOP.

Foram analisadas as respostas de 768 ciclistas. Do total, 70% informou que faz deslocamentos diários das zonas norte e leste para o centro da cidade. Dos pesquisados, 80% registraram que utilizam os veículos para fins esportivos, enquanto 20% utilizam para trabalhar.

Atualmente, o município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.

“Esta consulta nos leva a conhecer melhor os ciclistas, as dificuldades que eles enfrentam conforme os locais de deslocamento, faixa de idade e finalidades”, explica Ronaldo Flores, secretário da Semtran.

 

 

Fonte: Prefeitura

Responder