Em visita institucional realizada nesta quarta-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o Movimento Transparência Internacional – Brasil apresentou balanço do acordo de cooperação técnica, celebrado em 2020 com o Governo de Rondônia e reconheceu o avanço do Estado no combate à corrupção, com a execução de ações estratégicas, inteligentes e precisas, desenvolvidas no âmbito da Controladoria-Geral do Estado – CGE. Além disso, propôs novas parcerias para superação de desafios que envolvem o compromisso com a integridade, o que para Rondônia é considerado uma ótima iniciativa, uma vez que a expertise de instituições sérias pode o auxiliar a atingir metas de promoção de um ambiente, ainda mais forte, em transparência.

Governo de Rondônia recebe relatório com índices positivos da transparência pública do Estado

No relatório entregue pelo gerente de programas do Transparência Internacional – Brasil, Renato Morgado, ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, consta que, em 2020, Rondônia ficou em primeiro lugar em transparência quanto a informações sobre compras e contratações emergenciais ao enfrentamento do coronavírus, e alcançou em julho de 2022, a classificação de ‘‘ótimo’’ no Índice de Transparência e Governança Pública, ficando assim, no quarto lugar no ranking nacional.

“Reconhecemos os esforços do Governo de Rondônia nesse processo de aprimoramento da governança, transparência e os mecanismos de combate à corrupção, que se refletem nos índices alcançados, o que nos assegura que essa nossa parceria para o enfrentando à corrupção está dando resultado no Estado”, disse Renato Morgado.

O governador Marcos Rocha destacou o compromisso em fazer uma gestão honesta, em que os recursos públicos estão sendo aplicados de verdade em serviços e obras importantes para a população.

Na ocasião, o controlador-geral do Estado, Francisco Netto, entregou as certidões negativas de contas do governador, referente a 2019 e 2020, aprovadas, e sem ressalvas

‘‘É muito importante esse trabalho sério que o Governo de Rondônia está desenvolvendo para toda a nossa sociedade. Estamos lutando contra a corrupção e vamos buscar melhorar ainda mais nosso índice de Governança, pois nosso Estado está crescendo com a gestão responsável, por isso estamos colhendo tantos resultados positivos, como o reconhecimento de investidores nacionais e internacionais, de que aqui existem as melhores condições para instalação de negócios; nossa economia é forte, com a manutenção do triplo A em solidez fiscal, temos a menor taxa de desemprego da região Norte e a terceira menor do país’’, avaliou o governador Marcos Rocha.

Na ocasião, o controlador geral do Estado, Francisco Netto, entregou as certidões negativas de contas do governador, referente a 2019 e 2020, aprovadas, e sem ressalvas, atestando assim, o compromisso com a honestidade na gestão do Governo de Rondônia. Ele lembrou que o grande salto para avançar na integridade do Estado aconteceu em abril de 2019, com o lançamento do Pacote Estadual Anticorrupção, que culminou inclusive, com a estruturação do sistema de controle e criação de delegacia especializada, e sinalizou que um novo pacote deve marcar os avanços em transparência no Estado de Rondônia.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Sérgio Gonçalves, que também participou da reunião, pontuou que o bom desempenho em transparência é essencial para que o Estado cresça economicamente e avance na melhoria quanto à qualidade de vida da população.

 

Fonte: Secom/Governo RO

Responder