O Núcleo de Fissurado de Rondônia – Nufis, em parceria com Operação Sorriso vem fazendo a diferença na vida de muitos pacientes com fissura labiopalatina. O setor que atua no Estado desde de 2018, já realizou 482 cirurgias em pacientes com malformação craniofacial, condição também conhecida como lábio leporino ou fenda labiopalatina. O Nufis recebe pacientes de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Amazonas e Bolívia.

Para o governador Marcos Rocha, o objetivo é dar qualidade de vida aos pacientes, “o Estado tem uma equipe de profissionais preparados para atender e fazer o acompanhamento pré e pós operatório com qualidade”, destacou.

A fundadora do Núcleo, Maria José explica a importância de ofertar o serviço na região Norte. “O Nufis foi criado com a necessidade desses pacientes terem um acompanhamento pré e pós-operatório. Então observamos a importância de prepararmos essas crianças para receberem as cirurgias e o tratamento pós-cirúrgico “, destacou Maria José.

As cirurgias acontecem no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e conta com uma equipe multidisciplinar para atender esses pacientes, sendo profissionais da enfermaria, pediatria cirurgia plástica, odontopediatria, fonoaudiologia, nutricionista e psicologia.

O cirurgião plástico, Dr. Alexei Andrade conta a importância dessa cirurgia para uma qualidade de vida melhor. “Essas fissuras tiram os sorrisos e impedem que as pessoas levem uma vida normal. Portanto, nosso trabalho é trazer a esperança de uma vida melhor a todas essas famílias” afirmou o médico.

A secretária de saúde, Semayra Gomes enfatiza o tratamento de qualidade ofertado pela equipe. “Temos uma equipe preparada para atender os nossos pacientes. Nosso principal objetivo é trazer vida e sorriso a essas crianças. Por isso cada profissional é extremamente importante para o acompanhamento do paciente”, disse Semayra.

Para realizar a consulta, o paciente pode solicitar o agendamento pelo número (69) 98112-7846. Após agendado, o solicitante pode se dirigir até o Hospital de Base com seus documentos pessoais, sem precisar esperar em uma fila. As consultas na área de fonoaudiologia e psicologia são todos os dias, já as consultas ambulatoriais acontecem na quinta-feira, das 7h às 13h.

 

Fonte: Secom

Responder