O nível da Bacia do Rio Madeira chegou a ultrapassar a cota de atenção de 14,11 metros, no final de fevereiro, mas voltou a recuar e segue monitorado pelo Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec. O acompanhamento dos principais rios rondonienses é feito diariamente, através de sistemas controlados por órgãos estaduais e federais, e também de forma presencial em 15 municípios pela Defesa Civil do Estado.

O acompanhamento é feito através de sistemas controlados por órgãos estaduais e federais, de forma presencial em 15 municípios pela Defesa Civil

Com o monitoramento preventivo, o objetivo da Cedec é evitar possíveis desastres naturais nas regiões mais próximas das áreas de risco. O governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou que “os órgãos responsáveis estejam atentos para prestar de forma efetiva e urgente toda a assistência necessária aos municípios.” ressaltou.

O nível do Rio Madeira chegou a atingir nos últimos dias de fevereiro a cota de alerta de 14,11 metros

Além de medidas preventivas, a Defesa Civil Estadual também presta assistência para evitar ou minimizar desastres naturais. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, tenente-coronel, Jaime Fernandes da Silva, “a coordenadoria estadual tem feito o planejamento das ações, junto à Secretaria Estadual de Assistência Social – Seas para atender a população que reside em áreas de risco. Mesmo estando dentro da normalidade para o período, estamos atuando de forma preventiva com os órgãos de Defesa Civil municipais e assistência social, e o Estado está pronto para agir, caso seja necessário”, destacou.

MONITORAMENTO

A Defesa Civil tem feito o planejamento das ações, junto à Seas para atender a população que reside em áreas de risco

 

Fonte: Secom

 

 

Responder